Justiça

Padre e namorada usam dinheiro de IPSS para comprar Porsche Panamera e casa em Peniche

Um padre e uma gestora são suspeitos de desviarem milhares de euros de instituições sociais para fazerem vida de luxo, escreve esta segunda-feira o Jornal de Notícias. A Justiça já está a investigar crimes de abuso de confiança e branqueamento de capitais.

O padre Arsénio Isidoro e a gestora Ana G. são suspeitos de desviarem 800 mil euros de várias instituições particulares de solidariedade social (IPSS). Os dois arguidos, que alegadamente mantinham uma relação, segundo Ministério Público, vão ser julgados em breve no Tribunal de Loures por abuso de confiança e branqueamento de capitais.

Segundo a acusação do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) Regional de Lisboa, o padre assumiu a presidência de várias IPSS, como a Casa do Gaiato de Loures, a Associação Protetora Florinhas da Rua, o Centro Comunitário e a Fábrica da Igreja da Paróquia de Ramada, a Associação Liga à Vida e o Instituto de Beneficência Maria da Conceição Ferrão Pimentel (Sãozinha).

O padre terá colocado Ana G. como tesoureira ou administrativa ligada às contas nestas instituições. O Ministério Público (MP) diz que, entre 2007 e Março de 2016, os dois arguidos terão aproveitado os cargos e acesso às contas bancárias para chegarem ao dinheiro das IPSS. “O plano passava por se apropriarem das quantias a que tivessem acesso, por vias das funções que exerciam nas instituições, para satisfazerem necessidades da vida pessoal, mormente restauração, vestuário, viagens, viaturas ou outras que entretanto surgissem”, sustenta o MP, citado pelo JN.

Da lista de compras consta um Porsche Panamera, avaliado em 167 mil euros, e ainda a aquisição de uma vivenda em Peniche, avaliada em 210 mil euros.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *