Mundo

Ovelha Choné dá salto na carreira: de líder de rebanho a astronauta

A European Space Agency [Agência Espacial Europeia] (ESA) já destacou a primeira astronauta a voar na missão Artemis I –a própria, Ovelha Choné.

O novo foguetão da NASA, SLS, vai levar a Ovelha Choné, originalmente “Shaun the Sheep”, nesta importante viagem, que vai dar a volta a lua e regressar à terra, anuncia o Diretor de Exploração Humana e Robótica da ESA, David Parker.

“Este é um momento emocionante para a Shaun e para nós na ESA. Estamos ‘lanosamente’ muito contentes por ela ter sido selecionada para a missão e compreendemos que, embora possa ser um pequeno passo para um humano, é um salto gigantesco para o rebanho”, diz David Parker.

A missão Artemis I deverá ser lançada daqui a aproximadamente um mês (final de agosto ou início de setembro). Faz parte do programa Artemis, que visa o regresso à Lua, ao mesmo tempo que se testa o novo foguetão da NASA e a cápsula de Orion, colocada no topo, e onde viajarão as tripulações na missão Artemis II.

Choné, antes de começar os treinos para viajar no espaço, já havia experimentado a gravidade zero no veículo espacial Airbus “Zero G” A310, num voo que recria o cenário vivido no espaço – sem gravidade, como preparação para o filme “A Shaun the Sheep Movie: Farmageddon” em 2019. Tudo isto acontece “com a supervisão de uma equipa da ESA”.

Viajará além do que qualquer humano já viajou – da lua, ganhará impulso para mais 70 mil quilómetros. Regressa novamente à Lua e alinha-se com a terra. Poderá ficar no espaço 20 dias ou o dobro disso.

O tempo da missão dependerá do controlo da sua volta a casa, que tem de acontecer de dia e no Oceano Pacífico, ao largo da Califórnia, para que a equipa seja resgatada, enquanto o modelo europeu, responsável pelo fornecimento de ar, eletricidade e propulsão à cápsula Orion, arde ao entrar na nossa atmosfera.

A missão Artemis II está prevista para 2024, mas sem aterragem na lua – apenas se pretende circular à sua volta. Apenas a Artemis III, com previsão de descolagem para 2025, deverá pisar novamente a Lua, depois da missão Apollo 11.

Acompanhe tudo no Twitter “Shaun the Sheep”, onde vão sendo partilhados momentos desta que será uma grande aventura para a Ovelha Choné.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *