MundoPaísPolítica

Organizações pró-palestinianas pedem a Conan Osíris para não ir a Israel

O Comité de Solidariedade com a Palestina, o SOS Racismo e as Panteras Rosa escreveram uma carta ao vencedor do Festival da Canção deste ano, referindo que “a escassos minutos de onde terá lugar o Festival, Israel mantém um cerco ilegal a 1,8 milhões de palestinianos em Gaza, negando-lhes os direitos mais básicos.”

As três organizações acrescentam que “também a escassos minutos de Telavive, 2,7 milhões de palestinianos da Cisjordânia vivem aprisionados por um muro de apartheid ilegal”.

“Israel continua a expandir a sua colonização na Cisjordânia, entregando assim as terras e casas confiscadas a colonos israelitas”, dizem as organizações na carta enviada a Conan Osíris.

Na carta publicada pelo jornal The Guardian, é também referido que “Israel não é um país normal” e lembram que as Nações Unidas declararam Gaza como “inabitável”.

“O apelo ao boicote dos artistas palestinianos, brutalizados durante décadas pelo Estado de Israel, foi seguido por centenas de artistas internacionais e portugueses, de Roger Waters aos Wolf Alice”, disse Shahd Wadi, porta-voz do Comité de Solidariedade com a Palestina.

O mesmo porta-voz disse ainda que “Israel está a usar a Eurovisão para branquear a opressão do povo palestiniano”, sendo esta uma oportunidade “que Conan Osíris encontre um lugar nos livros de história, juntando o seu a outros nomes ilustres nesta campanha”.

O movimento de boicote ao Festival da Eurovisão em Telavive lembrou ainda que dois dias depois da vitória da canção israelita no Festival da Eurovisão 2018, Israel “massacrou 62 palestinianos em Gaza, incluindo seis crianças”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *