País

Ordem dos Médicos cria Prémio de Investigação Maria de Sousa

A Ordem dos Médicos decidiu criar o Prémio de Investigação Maria de Sousa com a primeira edição prevista para 24 de novembro de 2020, Dia Nacional da Cultura Científica.

«No dia seguinte à notícia que nos abalou a todos, da morte da nossa colega e muito estimada professora Maria de Sousa, esta foi a forma que a Ordem dos Médicos encontrou de fazer uma homenagem, não à sua partida, mas à forma como dedicou a sua vida: pela ciência, pelo conhecimento, por todos nós.

A escolha deste dia pareceu-nos também apropriada, já que pretende enaltecer as várias dimensões a que Maria de Sousa dedicou a sua vida, conseguindo aliar a vertente científica que mais a celebrizou a uma enorme cultura e humanismo”, destaca o bastonário da Ordem dos Médicos.

A imunologista Maria de Sousa morreu na noite de 13 de Abril, aos 81 anos, nos cuidados intensivos do Hospital São José (em Lisboa), vítima de covid-19 e depois de uma semana de internamento.

Professora emérita da Universidade do Porto, estudou a migração organizada dos linfócitos, células do sistema imunitário, e tem hoje por essa descoberta o seu nome nos manuais sobre o sistema imunitário.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *