AtualidadeSines

Orcas juvenis são responsáveis pelos incidentes com embarcações em Portugal e Espanha

Especialistas em cetáceos suspeitam que um grupo de três orcas juvenis possa ser responsável pelos incidentes com embarcações.

- publicidade -

Especialistas em cetáceos suspeitam que um grupo de três orcas juvenis possa ser responsável pelos incidentes com embarcações na costa portuguesa e espanhola nos últimos meses.

“Conseguimos identificar três indivíduos, todos juvenis, que podem estar numa atitude de jogo. Os barcos atraem os animais, que lhes tocam, conseguindo reações e mesmo mover a embarcação, o que é curioso para elas”, disse à Lusa a bióloga marinha Rute Esteban.

O problema é que, segundo esta bióloga, “trata-se de um comportamento repetitivo das orcas”. No verão de 2020 registaram-se cerca de 30 relatos em quase toda a costa atlântica ibérica, desde Gibraltar (a sul) até à Corunha (a norte), tendo o último sido registado na madrugada de 14 novembro ao largo de Sines, quando um grupo de orcas danificou uma embarcação.

O biólogo Francisco Martinho faz uma comparação das orcas com os cães, que “perseguem os carros”. Recomenda “parar o motor, baixar velas, o que acaba com a perseguição”, tal como referiu a Autoridade Marítima Nacional.


Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo