DestaqueDistrito de SetúbalDistritos

Oito centros de Saúde da ARS-LVT com horário alargado (saiba aqui quais são)

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT) vai manter oito centros de saúde com horário alargado para aumentar a capacidade de resposta dos cuidados de saúde primários nos meses de outono e inverno.

Em todo o país são quase duas centenas de centros de saúde que estão já a funcionar com horário alargado, com a lista disponível para consulta no portal do SNS, uma medida que visa diminuir a pressão sobre as urgências hospitalares.

A medida foi anunciada num comunicado do Ministério da Saúde, divulgado este sábado, «de norte a sul do país, são 176 os centros de saúde a funcionar com horários de atendimento alargado (dias úteis) ou complementar (fim de semana e feriados), disponibilizando uma resposta de proximidade à comunidade em situações de saúde não emergente».

Esta é a resposta do Governo ao aumento de procura nas urgências hospitalares, registada na última semana sobretudo no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde os doentes urgentes (pulseira amarela) tiveram de esperar, na terça-feira de manhã, uma média de 14 horas para serem atendidos, quando o tempo recomendado é de 60 minutos.

Na quarta-feira, o ministro Manuel Pizarro apresentou o Plano Estratégico do Ministério da Saúde: Resposta Sazonal em Saúde – Inverno 2022-2023, dando conta que os centros de saúde iriam ter horário alargado ou com atendimentos suplementares e que o portal do SNS (Serviço Nacional de Saúde) disponibilizaria essa informação atualizada diariamente.

No caso da península de Setúbal, conforme o site da ARS-LVT, os centros de saúde da Aces Almada-Seixal que vão estar a funcionar aos sábados, domingos e feriados entre as 10h00 e as 17h00 são os de Almada (Avenida Rainha D. Leonor) e de Amora (Rua D. Branca Saraiva de Carvalho).

Na Aces do Arco Ribeirinho, os centros de Saúde de Alcochete (R. Capitão Salgueiro Maia), de Alhos Vedros (Largo da Graça), e do Barreiro (Quinta da Lomba), vão funcionar aos sábados, domingos e feriados entre as 09h00 e as 15h00.

A Aces Arrábida terá o centro de Saúde de Sesimbra (Largo 5 de Outubro) a funcionar aos dias úteis entre s 15h00 e as 21h00, e aos sábados, domingos e feriados entre as 11h00 e as 21h00.

No mesmo Aces, mas em Palmela (Estrada do Outeiro), e de Setúbal (S. Sebastião – Urbanização Vale do Cobro) o horário de sábados, domingos e feriados será entre as 10h00 e as 18h00.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *