Distrito de Lisboa

“Oficina de José Saramago” inaugurada na Biblioteca Nacional

Está aberta a exposição Oficina José Saramago

Na passada segunda-feira, dia 07 de junho, o Presidente da República esteve presente na inauguração da nova exposição “Oficina de José Saramago”, na Biblioteca Nacional Portuguesa em Lisboa. Na cerimónia também contou com a presença do Ministro da Cultura, José Adão e Silva.

Esta inauguração marca a celebração dos 100 anos do escritor e resume as diferentes dimensões da vida do escritor e as fases que o mesmo passou. Esta exposição artística tem como objetivo mostrar testemunhos materiais do que foi o grande trabalho artístico de José Saramago.

Diante isto, estes testemunhos são agora expostos e integrados num conjunto de uma narrativa que é relacionada com a vida artística e social do escritor premiado pelo prémio Nobel da Literatura.

O presidente caracteriza esta exposição como “diferente. Que mostra um Saramago que normalmente não se conhece”. Aqui vamos ver como Saramago traduziu, editou e fez os livros.”.

“Cada livro tem um trabalho por trás e muitos elementos históricos. Vamos poder observar os livros não publicados, mesmo os do início da sua escrita, completos e incompletos. Vai-se poder olhar para as cartas trocas com outros autores.

“Há todo um mundo para compreender Saramago, O homem e a sua escrita presente nesta exposição.”. completou o Chefe de Estado. A exposição que vai estar à vista livre do publico até ao dia 8 de outubro deste ano, tem curadoria de Carlos Reis e Sara Grunhagen, pesquisa arquivista de Fátima Lopes e apoio técnico dos serviços da BNP e Apoio institucional da Fundação José Saramago


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *