TV e Cinema

‘O Mestre do Suspense’ completaria hoje 120 anos

Fez parte da imaginação de milhares de pessoas, causou arrepios e sorrisos, e marcou indelevelmente a história do cinema.

Alfred Joseph Hitchcock KBE nasceu em Londres, a 13 de agosto de 1899, e viria a falecer em Los Angeles, EUA, a 29 de abril de 1980, foi um diretor e produtor cinematográfico, eleito pelo The Telegraph como «o maior diretor da história da Grã-Bretanha» e pela Entertainment Weekly, «o maior do cinema mundial».

Nasceu no bairro de Leytonstone, a nordeste da cidade de Londres, filho de Emma e William Hitchcock, um vendedor de frutas e legumes, e tinha outros dois irmãos.

Ficou conhecido como ‘O Mestre do Suspense’ e 53 longas-metragens ao longo de seis décadas de carreira, onde apareceria sempre (um cameo) em curtas cenas.

Dirigiu também uma série de enorme sucesso, ‘Alfred Hitchcock Apresenta’, gravada durante dez anos (1955-1965) com a icónica imagem caricaturada do seu perfil, (desenhada pelo próprio), e com o tema de abertura que viria a tornar-se praticamente sinónimo do programa, ‘Marcha Funerária de uma Marioneta’ de Charles Gounod, escrita em 1872.

Iniciou o seu percurso em 1919, como designer de subtítulos e em 1927 viria a dirigir o seu primeiro filme de sucesso ‘The Lodger: A Story of the London Fog’.

Outros grandes sucessos foram ‘Os 39 Degraus’ (1935) e ‘Desaparecida’ (1938), que estão classificados entre os melhores filmes britânicos do século XX.

Foi depois destes que se mudou para Hollywood, a pedido do produtor americano David O. Selznick, onde viria a filmar outros grandes sucessos, como Rebecca (1940), que foi nomeado para 11 Óscares e viria a vencer a categoria de ‘Melhor Filme; ‘Correspondente de Guerra’ (1943) e ‘O Caso Paradine’ (1949).

Além do humor que perpassa os seus filmes, o estilo de Hitchcock introduziu novas técnicas como usar o movimento das câmaras para captar o olhar dos personagens, e planos que potenciavam o suspense e o medo.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *