CulturaPortugal

O Festival Internacional de Chocolate de Óbidos está de volta

É já no próximo dia 10 até dia 26 de março,  que o Festival Internacional de Chocolate de Óbidos retoma com uma nova edição, que tem por tema a Banda Desenhada e que irá movimentar 25 toneladas de chocolate, e são esperados cerca de 150 mil visitantes.

O evento terá como principal atração as esculturas “100% em chocolate e esculpidas manualmente ao longo de mais de 200 horas de trabalho”, afirmou o chef Abner Ivan, responsável pela equipa que dá forma às figuras icónicas da banda desenhada que estarão em exposição na Óbidos Chocolate House.

Serão apresentadas esculturas de figuras conhecidas pelo grande público como, Homem Aranha, Mónica, até mesmo os gauleses Astérix e Obélix, Tom & Jerry, o cowboy Lucky Luke ou o divertido Pateta. Já o repórter aventureiro belga Tintin terá um trato especial, será esculpido ao vivo, ao longo dos dias do festival.

De acordo com Ricardo Duque, administrador da Óbidos Criativa, “25 toneladas de chocolate serão utilizadas no certame”, cinquenta e sete chefs nacionais e internacionais participarão nesta edição que pela primeira vez conta com presença da École Ducasse, uma escola francesa de referência internacional na arte da pastelaria e confeitaria.

Espaços para decorar ‘donuts’, provar chocolate quente, juntar vinhos e bombons ou participar nas atividades para crianças espalhadas por vários locais da vila são algumas das propostas da organização que irá contar também nesta edição com a realização de 70 horas de showcooking ao vivo.

No Salão do Chocolate, instalado na Cerca do Castelo, irão decorrer os concursos onde será eleito o melhor bolo de chocolate caseiro, o chocolate ‘rising star’ e os melhores produtos, ementas e cocktail de chocolate.

A Praça de Santa Maria passará a ser chamada durante estes dezesseis dias, a ‘Grand Place do Chocolat’, uma esplanada de inspiração francesa onde os visitantes poderão degustar comidas e bebidas.

Já no âmbito das exposições a proposta passa pela Estação Melgão, um espaço na cerca do Castelo onde o visitante “é convidados a embarcar numa viagem que o leva da fava do fruto do cacaueiro até ao chocolate” e conhecer as práticas sustentáveis da marca portuguesa que transforma cacau produzido por pequenos agricultores.

Exposições de Banda Desenhada e ilustradores a trabalhar ao vivo estarão também presentes no evento, que contará com animação nas ruas, oficinas e ateliês para as famílias, e a habitual corrida do chocolate que este ano acontecerá no dia 25 de março.


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *