País

Número de médicos cresce de ano para ano em Portugal

Em 2019 Portugal contava com um rácio de 5,4 médicos por cada 1000 habitantes, ou seja, mais 2,3 médicos do que há 20 anos.

O Gabinete do Bastonário da Ordem dos Médicos informou que em 2019, Portugal contava com um rácio de 5,4 médicos por cada 1000 habitantes, ou seja, mais 2,3 médicos do que há 20 anos.

“Este valor representa um crescimento de 74,2%, como salienta o Instituto Nacional de Estatística (INE),na publicação ‘Estatísticas da Saúde 2019’, feita a propósito do Dia Mundial da Saúde, que hoje se assinala”. No comunicado enviado ao Diário do Distrito é citado o documento do INE, que sublinha “o crescimento do número de médicos em Portugal foi mais elevado do que na restante União Europeia a 27, com 3,6% ao ano entre 2014 e 2018, quando na UE se ficou pelos 1,4%. No total, a Ordem dos Médicos tinha 55.432 médicos inscritos em 2019, ano a que se refere o INE, sendo que o número já subiu para 57.976 no final de 2020”.

A nota cita ainda o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, referindo que “as vagas identificadas pela Ordem dos Médicos para a formação médica especializada também têm sido constantemente superadas, como se vê pelos dados alcançados. Infelizmente, este enorme esforço que fazemos para formar médicos de grande qualidade e humanismo –como é reconhecido a nível internacional – não tem sido devidamente aproveitado por Portugal, com o Serviço Nacional de Saúde a ter cada vez menos condições para se reinventar e para ser um espaço de trabalho cativante e onde as pessoas sintam que há um projeto profissional de longo prazo”.

Defende que é urgente “rever as condições de trabalho e recuperar as carreiras médicas para aproveitarmos melhoro potencial dos médicos de excelência que formamos e que acabam por optar por trabalhar nosetor privado, social ou estrangeiro”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *