Distrito de Setúbal

Novos párocos nomeados no distrito de Setúbal

D. José Ornelas Carvalho, Bispo de Setúbal, comunicou esta terça-feira, as nomeações para a vida Pastoral da Diocese, na data em que se assinala o 44.º aniversário da criação da Diocese de Setúbal.

Paróquia do Seixal – Pe. Armando Augusto Azevedo, em substituição do Pe. Tiago André Pacheco da Silva Ribeiro e Pinto.

Paróquia da Quinta do Conde – Pe. Carlos Fernando Russo Santos, em substituição do Pe. José Manuel de Morais Salgueiro Teixeira de Abreu.

Reitor do Santuário de Cristo Rei – Almada – Pe. Carlos Filipe Ramos da Silva, em substituição do Pe. Sezinando Luís Felicidade Alberto, que desempenhará o seu serviço sacerdotal na Arquidiocese de Évora, segundo um acordo de colaboração entre as duas Dioceses.

O Pe. Carlos Filipe Silva continua também nas suas atuais funções de Vice-Reitor do Seminário de São Paulo, em Almada.

Paróquias de Canha, Pegões Velhos (Santo Isidro) e Pegões Cruzamento (Nossa Senhora de Fátima) – Pe. Daniel Jorge Sachipangue, em substituição do Administrador Paroquial, Pe. Geraldo Kalemesa.

Paróquia de Vale de Milhaços – Pe. Fernando Miguel Mendonça Alves, pároco “in solidum” (Moderador) juntamente com o Pe. Clemilson Bernardes da Silva, em substituição do Pe. David Tiago da Conceição Caldas.

Continua igualmente ao serviço da paróquia de Corroios, agora na função de Moderador “in solidum”, com o Pe. Clemilson Bernardes da Silva.

Paróquias de São Lourenço e São Simão – Azeitão – Pe. José Manuel de Morais Salgueiro Teixeira de Abreu, em substituição do Pe. Luís Miguel Matos Ferreira.

Paróquia de Vale de Figueira – Pe. Luís Filipe Oliveira Marques, Administrador Paroquial, ao abrigo de um acordo de colaboração com a Diocese de Beja, em substituição do Pe. David Tiago da Conceição Caldas.

Paróquia de Miratejo – Pe. Tiago André Pacheco da Silva Ribeiro e Pinto, em substituição do Pe. Daniel Filipe Moreira Miguel, que vai continuar os estudos em Direito Canónico.

Paróquia de São Paulo – Setúbal – Pe. Luís Miguel Matos Ferreira, pároco “in solidum” (Moderador) da juntamente com o Pe. David Tiago da Conceição Caldas, em substituição do Pe. José Gomes Lopes Gusmão que, na condição de Pároco Emérito, prestará colaborações pastorais várias.

O Pe. Luís Matos Ferreira continuará as funções atuais de Vigário Episcopal para a Pastoral.

Em relação à comunidade de religiosos Dehonianos (nomes a designar):

Párocos “in solidum” da paróquia de Santo André – Barreiro, em substituição do padre Armando Augusto Azevedo.

Párocos “in solidum” da paróquia de Alhos Vedros, em substituição do Pe. Carlos Fernando Póvoa Alves, que passa à situação de Pároco Emérito.

Comunidade de sacerdotes Salesianos (nomes a designar):

Párocos da paróquia de São José – Setúbal, em substituição do Pe. Carlos Fernando Russo Santos.

D. José Ornelas deixou ainda uma mensagem «a todos estes sacerdotes» de «uma grande estima e gratidão pela disponibilidade, livre e generosa, com que colaboraram na busca de soluções para o serviço da nossa Igreja» assim como aos párocos que passam à situação de eméritos, «desejo exprimir, em nome das comunidades e da Diocese, a mais sentida e fraterna gratidão pela forma dedicada como serviram a Deus e ao seu povo, na nossa Igreja de Setúbal».

Aos padres oriundos de outras dioceses, o Bispo de Setúbal deixou «uma palavra muito grata de Boas Vindas e de acolhimento fraterno», e também um agradecimento às «duas congregações que acolhemos este ano e que vêm colaborar na missão: os Salesianos e os Dehonianos».

D. José Ornelas pediu ainda «às comunidades envolvidas no processo de mudanças, que participem dos mesmos sentimentos de gratidão para com os sacerdotes que estiveram ao seu serviço até este momento, e que acolham com fé e carinho os que chegam para continuar esta missão».

Outras nomeações complementares de vigários paroquiais, assistentes de movimentos e serviços diocesanos serão oportunamente dadas a conhecer.

Fonte: Diocese de Setúbal


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *