AtualidadeMobilidade

Novos navios eléctricos vão carregar em seis minutos garante Transtejo

A Transtejo garante que as baterias dos dez novos navios eléctricos, dos quais espera receber quatro este ano, serão carregadas em apenas seis minutos, no formato ‘carga rápida’.

Ainda sem data para a entrada em operação dos quatro primeiros navios, a Transtejo adianta que espera receber o primeiro navio «até ao final deste primeiro trimestre. E, até final do ano, prevê-se a entrega de mais três navios, por parte do estaleiro.»

Antes disso, é preciso realizar «o registo com bandeira portuguesa e formação das respetivas tripulações, não se encontrando, ainda, estabelecida uma data efetiva para tal» explica a empresa.

Relativamente às baterias de alimentação da frota elétrica, «têm uma autonomia (comprovada pela Sociedade Classificadora em testes reais) superior a 1 hora e 20 minutos, à velocidade de serviço (16 nós) [cerca de 30 km/h]», disse fonte oficial da Transtejo em resposta às perguntas colocadas pelo Jornal Económico.

Já sobre os tempos de carga, a empresa pública avança que «em carregamento lento, a recuperação da totalidade da carga a partir do nível mínimo de segurança é de 8 horas. Já em carregamento rápido, entre carreiras, prevê-se a média 6 minutos para carregar as baterias».

As cinco estações de carregamento rápido deverão estar operacionais durante o segundo semestre deste ano, e ficarão localizadas nos terminais fluviais do Seixal, Cais do Sodré, Montijo e Cacilhas.

«Até lá, durante a fase de formação das tripulações, será utilizado um sistema de carregamento lento, na doca sita em Cacilhas.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *