Mobilidade

Novo Plano Ferroviário Nacional coloca Setúbal mais perto de Lisboa

O Plano Ferroviário Nacional, revelado pelo Governo no dia 17 de Novembro e cujo calendário de acção vai até 2050, propõe-se a encurtar distâncias dentro da Grande Lisboa, levando o comboio até Loures e criando eixos entre Sintra e Setúbal e ainda entre Cascais e a Azambuja.

Destaque também para a linha de alta velocidade Lisboa-Porto e do novo acesso a Espanha, por Évora, a que se soma a nova linha de Sines. A estas junta-se a linha Porto-Vigo, a linha de Trás-os-Montes e a nova linha Aveiro-Viseu-Salamanca.

Com o atalho da linha do Oeste (via Loures), a Terceira Travessia do Tejo, a reabertura da linha Beja-Ourique e a nova linha Castro Verde-Faro, o país deverá ganhar consistência nas viagens pela ferrovia. O novo mapa traz também Sines para a rede de transporte de passageiros.

Nas áreas metropolitanas regista-se o conceito de comboios passantes por Lisboa e Porto. Em Lisboa, destaque para a terceira travessia do Tejo, ligando a linha Barreiro-Setúbal com a linha Sintra-Lisboa, e na margem Norte cosendo a linha de Cascais com a da Azambuja, a que se somará ainda a linha Torres Vedras-Lisboa-Setúbal (via ponte 25 de Abril), criando uma rede competitiva também para deslocações subúrbio-subúrbio e colocando qualquer par origem-destino à distância máxima de um transbordo.

A Norte, a nova linha do Vale do Sousa e o serviço a Leixões e ao Aeroporto têm menor potencial para criar similar esquema de serviço mas, com excepção de origens e destino na actual linha do Vouga (a electrificar), também toda a rede estará à distância máxima de um transbordo.

O Plano Ferroviário Nacional pode ser consultado na íntegra aqui.

Pode ainda assistir à apresentação oficial do mesmo no vídeo que se segue:


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