EducaçãoPaísSociedade

Nove em cada 10 alunos termina o 3.º ciclo sem chumbar nas escolas portuguesas

Nove em cada 10 alunos nas escolas portuguesas terminam o 3º ciclo sem chumbar de ano, as estatísticas foram avançadas esta terça-feira pelo Ministério da Educação.

Os resultados surgem de um estudo da Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência (DGEEC) sobre a situação dos alunos que ingressaram no 3.º ciclo no ano letivo 2018/2019.

De acordo com a Agência Lusa, entre os alunos que nesse ano iniciaram o 7.º ano de escolaridade, cerca de 87% concluíram o 9.º ano no ano passado, terminando aquele ciclo nos habituais três anos. Aqueles que não o fizeram continuavam, na sua maioria, matriculados no ensino básico geral ou em cursos artísticos especializados.

Segundo a DGEEC, o aproveitamento dos alunos portugueses tem vindo a melhorar nos últimos anos, já que em 2015 o aproveitamento sem reprovações no 3.ºciclo foi de apenas 65%, o que corresponde a 3.5 alunos chumbados em 10.

O estudo mostra também que as diferenças socioeconómicas entre os alunos, apesar de notórias, estão cada vez mais diluídas, aumentando a igualdade no acesso ao ensino de qualidade para os jovens portugueses.

“Apesar das diferenças ainda existentes, é de destacar que, em comparação com 2014/15, os alunos do escalão A que concluíram o 3.º ciclo em três anos registaram um aumento de 28 pontos percentuais, enquanto os do escalão B tiveram um crescimento de 27 pontos percentuais, ficando no último ano letivo praticamente em linha com os valores registados para os alunos que não beneficiaram de ação social escolar”, indica o comunicado.

As raparigas continuam a ter um melhor desempenho, fixando-se com 90% de aproveitamento face aos 84% alcançados pelos rapazes.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *