Alcácer do SalCantinho da Bicharada

Nove cavalos apreendidos e resgatados de herdade no Torrão

Nove cavalos foram apreendidos e resgatados de uma situação de negligência numa herdade no Torrão, Alcácer do Sal.

Nove cavalos foram apreendidos e resgatados de uma situação de negligência numa herdade no Torrão, Alcácer do Sal.

É a causa ‘Pelos Equídeos’ que dá a informação, depois de ter lançado um alerta nas redes sociais, para animais em subnutrição, feridos e a morrer no espaço onde se encontravam.

Ao Diário do Distrito explicam que «a apreensão foi feita pela Divisão de Alimentação e Veterinária do Alentejo Litoral em conjunto com a GNR/ SEPNA de Grândola».

A situação começou por ser denunciada por uma moradora na zona em Março de 2019, quando detectou «cinco cavalos entregues à sua sorte à porta de casa, mas entretanto outros foram detetados nas imediações» segundo a Associação, e todos os animais pertencendo ao mesmo proprietário «mais do que identificado e sobejamente conhecido das autoridades».

Segundo responsáveis da causa explicaram ao Diário do Distrito «tivemos conhecimento de que alegadamente existirão processos a decorrer relacionados com maus tratos a animais mas desconhecemos os termos».

Veja as imagens do resgate:

Depois de dias de espera «os cavalos agora resgatados encontram-se bem e em local seguro que, por questões de segurança e os próximos dias serão de avaliação médico veterinária, vacinações, desparasitações e demais cuidados que sejam necessários ao seu bem-estar.

Estão entregues á associação nomeada fiel depositária até novas indicações da DGAV, o que só deverá acontecer após conclusão do respetivo processo.»

Por fim, fica o apelo «a todas as pessoas que vejam esta publicação, que reforcem todas as denúncias já enviadas às entidades competentes, exigindo a apreensão imediata dos animais. Ficam os emails: DGAV: dirgeral@dgav.pt  SEPNA: sepna@gnr.pt Ministério da Agricultura: apoio.ma@ma.gov.pt ».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *