AgendaSesimbra

Nova espécie de dinossauro descoberta em Sesimbra em exposição no Dino Parque Lourinhã

O Dino Parque na Lourinhã vai receber, a partir de 1 de Abril, uma exposição inédita, que irá mostrar ao público um dos mais relevantes achados paleontológicos portugueses das últimas décadas.

Vão estar nesta exposição, pela primeira vez, os fósseis de uma nova espécie de dinossauro carnívoro, o Iberospinus natarioi, descobertos em 1999, no Cabo Espichel, concelho de Sesimbra, e escavados por elementos do Museu da Lourinhã e da Universidade Nova de Lisboa entre 2004, 2008 e em 2020.

Os achados destas últimas escavações e a reexaminasão dos fósseis já existentes revelaram tratar-se de uma nova espécie.

A conclusão foi publicada num artigo científico de fevereiro de 2022, assinado por Octávio Mateus e Darío Estraviz-López, paleontólogos da Universidade Nova de Lisboa e do Museu da Lourinhã.

Os fósseis do Iberospinus natarioi serão apresentados como uma coleção de arte, enquadrados em molduras antigas, uma vez que parte do esqueleto nunca chegou a ser recolhida e que diversos ossos se partiram aquando da morte do dinossauro, há mais de 120 milhões de anos.

Ainda assim, os achados expostos, entre os quais ossos, dentes e outros vestígios, vão desde a ponta do focinho até à cauda do animal, cujo esqueleto mediria mais de seis metros de comprimento.

O nome Iberospinus natarioi, atribuído pelos investigadores há cerca de um mês, significa ‘espinho ibérico’, além de prestar homenagem ao responsável pela descoberta, Carlos Natário.

A investigação científica e a exposição foram financiadas pelo Dino Parque Lourinhã através das ‘Bolsas Superanimais 3’, em colaboração com os supermercados Pingo Doce.

Esta exposição vai ficar patente até ao final do Verão.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *