Atualidade

Navio hidrográfico terminou missão de investigação científica na costa portuguesa

O navio hidrográfico da Marinha NRP Almirante Gago Coutinho terminou a sua missão de investigação científica ao largo da costa portuguesa esta sexta-feira, dia 23 de abril.

Tratou-se de uma missão hidro-oceanográfica multidisciplinar iniciada no dia 21 de março, realizando mais de cinco mil quilómetros de levantamentos hidrográficos ao longo da costa de Portugal Continental.

​Durante os 34 dias de missão, entre Viana do Castelo e Faro, decorreram diversas ações inseridas em projetos e programas de cariz científico que permitem contribuir para o conhecimento do oceano e contaram com a colaboração diferentes equipas técnicas do Instituto Hidrográfico (IH) e, na primeira fase, uma equipa científica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Das atividades realizadas destacam-se a recolha de amostras verticais e superficiais de sedimentos do leito marinho e a colheita de amostras à superfície da água para análise de microplásticos.

Foram realizadas 213 estações oceanográficas para recolha de sedimentos e 70 colheitas de amostras à superfície da água e procedeu-se também à recolha e, ao posterior fundeamento, das bóias multiparamétricas de Faro oceânica e Nazaré costeira, no âmbito da manutenção da rede de monitorização do oceano costeiro mantida pelo IH.

Durante esta missão existiu, ainda, a oportunidade para treino e formação interna da guarnição, através de palestras, exercícios de combate a incêndios, avarias no leme, exercícios de homem ao mar, lançamento de pirotécnicos, abandono da ponte, e manuseamento de armamento portátil.

O navio realizou um total de 665 horas de navegação e percorreu 3 517 milhas náuticas (o equivalente a 6 513 km). Neste período, a realização de levantamentos hidrográficos representou um total de  424 horas e 2 762 milhas náuticas (o equivalente a 5 115 km) percorridas. 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *