Atualidade

Navio-escola Sagres da Marinha assinala 60 anos com a Bandeira Portuguesa

Foi no dia 8 de fevereiro de 1962 que o NRP Sagres içou, pela primeira vez, a Bandeira Portuguesa.

O momento teve lugar, à época, no Rio de Janeiro, na sequência do processo de aquisição ao Brasil, há sessenta anos atrás.

«São 60 anos a cumprir a missão de Escola de Mar dos futuros oficiais da Marinha e a contribuir para a Política Externa Portuguesa, de onde se destaca ‘o mundo de expressão portuguesa’; ‘o acompanhamento e a valorização das comunidades portuguesas’ e a ‘internacionalização da economia’», refere a nota da Marinha Portuguesa.

O navio tem actualmente uma guarnição composta por 103 militares e é comandado pelo capitão-de-fragata Mário Fonte Domingues.

O emblemático navio da Marinha regista um tempo total de 7.273 dias de missões efetuadas, equivalente a 19,9 anos consecutivos em missão; navegou, até ao momento, ao serviço de Portugal, 108.026 horas, que significaria o equivalente a 12,3 anos ininterruptamente a navegar e tem um total de 664.722 milhas navegadas, o que corresponde a 25,7 voltas ao Mundo.

Mais recentemente, em 2020, o navio inscreveu na sua história, ao serviço de Portugal, a tirada mais longa: 4.534 milhas (aproximadamente 7.297 Kms), efetuada em 28 dias e 3 horas (25 MAR / 22 ABR 2020), entre a Cidade do Cabo (África do Sul) e Mindelo (Cabo Verde).

O navio-escola Sagres já cruzou o equador 35 vezes, 18 no sentido Sul – Norte e 17 no sentido Norte – Sul.

A primeira viagem efetuada com Bandeira Portuguesa realizou-se entre o Rio de Janeiro e Lisboa, de 25 abril a 23 junho de 1962, com escalas em Recife (Brasil), Mindelo (Cabo Verde) e Funchal.

1962 – Primeira guarnição da Sagres


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *