AlmadaPaís

Navio de patrulha oceânica da Marinha inicia missão na Lituânia

O NRP Figueira da Foz irá largar amanhã, dia 23 de maio, da Base Naval de Lisboa por forma a dar início à missão NATO ASSURANCE MEASURES – LITUÂNIA 2023.

No navio de patrulha oceânica Figueira da Foz seguem 56 militares, o navio conta com um uma equipa de 7 mergulhadores com capacidade de inativação de engenhos explosivos, uma equipa médica e uma equipa de 2 militares operadores de sistemas aéreos não tripulados.

Nesta missão, que se prolongará até ao próximo dia 27 de junho, o navio terá oportunidade de realizar atividades de treino operacional e exercícios combinados com as Forças Armadas da Lituânia e de outros países aliados, bem como operações de segurança marítima, ações de apoio a operações anfíbias e ações de apoio a operações de guerra de minas.

Durante a estadia em Klaipeda o NRP Figueira da Foz irá participar no exercício STORMSTRIKE23 no período de 5 junho a 11 de junho, que permite realizar diversos exercícios combinados com as Forças Armadas da Lituânia.

A missão NATO ASSURANCE MEASURES – LITUÂNIA 2023 procura, através de medidas abrangentes e focadas nas vertentes terrestres, marítimas e aéreas, ajudar a criar e manter um clima de confiança e tranquilização com a finalidade de demonstrar coesão e dissuadir ameaças ou agressões.

Ao participar nesta missão, Portugal reafirma o seu compromisso com a NATO e mantêm o seu empenho nos esforços internacionais para a manutenção da paz.

O navio reforça a presença da Marinha naquela área do globo onde atualmente também está presente uma Força de Fuzileiros, que integra igualmente mergulhadores.

O NRP Figueira da Foz é comandado pelo Capitão-tenente Flávio Pereira Eusébio.

Fonte: Marinha Portuguesa


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *