AtualidadeEconomia

Não abasteça de combustível até segunda-feira

Ainda tem combustível para o resto da semana? Então abasteça apenas a partir de segunda-feira, altura em que os combustíveis vão sofrer uma redução de até vinte cêntimos.

O anúncio foi feito hoje por António Costa no debate sobre o Orçamento 2022, quando referiu que irá finalmente fazer-se sentir a descida do imposto sobre os produtos petrolíferos.

Esta será a segunda descida no imposto desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, mas mais expressiva do que a anterior e vai significar uma redução dos preços de venda das gasolinas e gasóleos superior a 20 cêntimos.

Até segunda-feira, mantém-se em vigor a primeira descida do imposto, que reduziu em 4,7 cêntimos o preço por litro no gasóleo e em 3,7 cêntimos por litro o da gasolina. Na altura, o governo estimou que, em resultado da primeira redução (em vigor) e da segunda (agora agendada), “a redução no preço de venda ao público em virtude da descida do ISP ascenderia” a 21,5 cêntimos no gasóleo e 20,7 cêntimos na gasolina.

Já do lado das gasolineiras, os preços antes de impostos na segunda-feira não deverão descer. Segundo fontes do mercado contactadas esta quinta-feira ao final da manhã, as fórmulas de referência apontam para uma subida de meio cêntimo por litro no gasóleo e de um cêntimo na gasolina (antes de impostos), isto apesar do preço do petróleo ter descido esta semana.

A cotação média do índice Brent estava esta semana nos 104 dólares por barril até à hora do almoço de quinta-feira. Este valor significa uma descida de 4% face à média de 108 dólares por barril de fecho da semana passada. Esperar-se-ia, assim, uma descida do preço dos combustíveis, que em Portugal têm as maiores variações às segundas-feiras.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *