AtualidadeSeixalSesimbra

Municípios de Sesimbra e Seixal aderem à Plataforma ODSlocal

Os municípios de Sesimbra e Seixal passaram a integrar a Plataforma ODSlocal – Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que assenta na mobilização de decisores e técnicos municipais, agentes locais e cidadãos em relação aos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelas Nações Unidas na Agenda 2030.

Nos últimos seis meses, a Plataforma ODSlocal, uma iniciativa pioneira ao nível mundial lançada a 11 de novembro de 2020, já mobilizou a adesão de 61 municípios de todo o país e foram mapeadas 143 iniciativas desenvolvidas pelas várias autarquias que correspondem a boas práticas municipais relacionadas com a implementação da Agenda 2030, nomeadamente, medidas de apoio a famílias desfavorecidas, equidade de género nos órgãos de poder e incentivo a ações de educação para a reflorestação.

A plataforma ODSlocal recebeu também 159 projetos que representam contributos locais para o cumprimento dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável: erradicação da pobreza, saúde, educação, mobilidade, biodiversidade, voluntariado, economia circular, são alguns dos temas dos projetos apresentados.

No portal online, ferramenta que permite visualizar e ir acompanhando os progressos e contributos de cada município em relação aos vários ODS, identificando práticas locais e projetos inovadores em cada município, foram também introduzidos nestes seis meses novos indicadores.

Atualmente, o portal ODSlocal disponibiliza 85 indicadores de referência para os 308 municípios de Portugal, que resultam da colaboração da equipa ODSlocal com a Comissão Científica ODSlocal, o INE e a Direção-Geral do Território.

Ao nível da capacitação dos técnicos das autarquias, foram realizadas 11 sessões dos Laboratórios Dinâmicos para a Sustentabilidade Local organizadas por grandes áreas geográficas do país, para a promoção da Agenda 2030 à escala local.

No último trimestre de 2021 decorrerá a segunda fase do ciclo de sessões dos Laboratórios Dinâmicos para a Sustentabilidade Local, agora alargada à sociedade civil e aos atores-chave locais.

Para assinalar o primeiro aniversário do lançamento da Plataforma ODSlocal vai realizar-se a Iª Conferência ODSlocal, na qual serão entregues os Prémios ODSlocal que visam distinguir as autarquias e os agentes da sociedade que se destacam pelo seu contributo para o desenvolvimento sustentável.

A Plataforma ODSlocal nasceu de uma parceria entre o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), o OBSERVA (ICS-Universidade de Lisboa), o MARE (Universidade Nova de Lisboa), e a 2adapt, e é apoiada pela Fundação “la Caixa”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *