Município de Alcochete vai realizar campanha de controlo dos gatos

0
159
Tempo de Leitura: < 1 minuto

A Câmara Municipal de Alcochete vai realizar uma campanha de captura, esterilização e devolução de gatos ao local de origem, denominado Programa CED.

A colónia de gatos de rua vai ser intervencionada pela Autarquia e pela Associação Alfaiate, de acordo com a Portaria n.º 146/2017 de 16 de abril, uma vez que o aumento descontrolado de populações de animais errantes potencia problemas de saúde pública.

A Câmara Municipal solicita a colaboração da população para que sejam mantidos os locais limpos e a detetar colónias que necessitem de intervenção. Apela ainda para que os gatos sejam alimentados apenas nos locais apropriados, colocando unicamente água e ração.

Os munícipes devem comunicar através dos seguintes contactos: Linha do Munícipe: 808 200 014 | autoridade.sanitaria@cm-alcochete.pt | Sepna: 808 200 520 |sepna@gnr.pt.

O CED é um programa de Captura, Esterilização e Devolução de gatos silvestres ao local de origem e representa um método humano de controlo das populações felinas.

Dando resposta às responsabilidades do Município nesta matéria, em parceria com a Associação Alfaiate, foi dado o primeiro passo para implementação do Programa CED na freguesia de Alcochete através da instalação de dois abrigos em colónias identificadas e em preparação está ainda a colocação de novos abrigos de madeira junto a outras colónias.

O objetivo passa também por sensibilizar a comunidade para os benefícios e vantagens desta ação de controlo, como forma de evitar a transmissão de doenças, ninhadas não planeadas, bem como minimizar comportamentos indesejáveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira o seu comentário
Nome