Moita

Município da Moita assina protocolo com a ELETRÃO para recolha porta-a-porta de REEE

A Câmara Municipal da Moita assinou ontem, 15 de Fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um protocolo de cooperação para um projeto-piloto de recolha, porta a porta, de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos com a ELETRÃO, Associação de Gestão de Resíduos.

Ricardo Furtado, Diretor Geral da Associação mostrou-se feliz com esta parceria. «O Eletrão iniciou este processo de recolha porta-a-porta, que estende agora ao município da Moita.

Na prática é darmos uma solução cómoda às pessoas que têm os equipamentos em casa, muitas vezes na garagem, na arrecadação…

São equipamentos volumosos que as pessoas acabam por já não usar, mas não têm condições para colocar na via pública e assim encaminham para a reciclagem.»

Este projecto permite a recolha de equipamentos volumosos como frigoríficos, máquinas de lavar, televisões, o fogão, equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) que podem ser encaminhados corretamente para a reciclagem.

Este protocolo entre o município da Moita e o Electrão, que vai abranger todas as freguesias do concelho, tem ainda um aspecto social, tendo em conta que a entidade tem um conjunto de parcerias com instituições de solidariedade social, entre as quais a Entreajuda-Banco de Bens Doados, na área da reutilização.

Estas entidades são responsáveis pelas operações de reparação dos equipamentos, quando possível, com recurso a meios  humanos com necessidades especiais ou green jobs que depois fazem com que estes equipamentos, para outros sem vida, possam ser utilizados por instituições ou distribuídos por pessoas carenciadas, incrementando assim a economia circular.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *