Atualidade

Mudança de hora pode ter os dias contados

A mudança de hora que se verificou no passado fim-de-semana pode muito bem vir a ser a última, uma vez que a Comissão Europeia propôs o fim destas mudanças em 2018, uma medida aprovada no ano seguinte pelo Parlamento Europeu, mas que ainda não tem data prevista para a sua implementação.

Por outro lado, existe ainda a possibilidade de serem alterados os fusos horários. Actualmente, na Europa, há três zonas horárias principais: a hora central europeia, na qual está a maioria dos países; a hora oriental, na qual se econtram a Suécia, a Grécia e vários países do leste europeu; e a hora ocidental, com Portugal, Reino Unido e Irlanda.

A nova proposta inclui quatro zonas baseadas nas actuais horas de Inverno. Dessa forma, Portugal Continental, Madeira, Irlanda e Islândia passariam a ter a mesma hora que os Açores. Já França, Espanha e países do Benelux alinhar-se-iam-se com o Reino Unido, sendo que os restantes países manteriam o actual fuso horário.

A proposta tem agora de ser estudada pela presidência rotativa da União Europeia, que pertence, a partir de Janeiro, à Suécia.

A ser aprovada, esta medida poderá fazer com que a mais recente possa ter sido a última vez que fomos obrigados a mexer nos ponteiros do relógio para nos alinharmos com as horas de Inverno ou de Verão.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *