AgendaMontijo

Montijo | Solistas da Metropolitana em concerto ‘Cena e Lendas’ no CTJA

Esta sexta-feira, 27 de maio, os Solistas da Metropolitana apresentam o concerto ‘Cena e Lendas’, no Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida (CTJA), às 21h30.

Os Solistas da Metropolitana, um quinteto de sopros, a mais convencional formação de câmara no seio da família dos sopros metais, vão começar a noite com «a pequena fuga» de Bach, um exercício a quatro vozes calculado na expressão sublime das proporções aritméticas.

Já as «Cenas da Infância» reportam à privacidade dos serões da família Schumann, quando o compositor tocava ao piano essas curtas peças inspiradas num comentário de sua mulher, a grande pianista Clara Schumann, que o comparava com uma criança.

Também ao piano, Debussy juntou ‘A Menina com Cabelo de Linho’ no seu primeiro livro de prelúdios. Provinha porém de uma canção com uma poema que falava d’«a beleza com os lábios de cereja» de uma mulher.

A viagem prossegue para as paisagens norueguesas de Edvard Grieg, onde tudo começa com uma «Sarabanda» dedicada a um escritor do tempo de Bach, Ludwig Holberg, e depois para a Venezuela com Giancarolo Castro, que em 2005, este compositor do «El Sistema» retratou musicalmente quatro episódios da vida de um cavaleiro em Histórias de uma Lenda.

Bilhetes – 5€.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *