MONTIJO e o TRÂNSITO : Rua da Aldeia Velha … alerta vermelho !
Uma crónica de Virgílio Oliveira
Constava assim, na primeira Agenda Roteiro , da então Vila de Montijo ;
Aldeia Velha (Rua) Começa frente ao número 32 da Rua Sacadura Cabral e termina junto ao Depósito da Água . No seu termo dá acesso à Rua Gago Coutinho e à estrada para Alcochete .
Hoje, além ainda da existência das primitivas intersecções ; com a Travessa Gago Coutinho e com a Travessa do Clube Desportivo do Montijo, temos já uma outra mais recente, com ligação à Rua Luís de Almeida Fidalgo e ainda , na intersecção do Depósito da Água , existe a ligação afluente da Avenida Maestro Jorge Peixinho .
O trânsito nesta via é caracterizado, pela imposição de sinalização rodoviária, por Trânsito de Sentido Único , no caso presente , no sentido Descendente . Assim, esta via é composta por dois troços rodoviários distintos ;
1. Entre a intersecção da Avenida Maestro Jorge Peixinho até à intersecção da Travessa do Clube Desportivo do Montijo , Este é um troço vincadamente residencial com uma fraca influência comercial . 2. Entre a intersecção da Rua Luís de Almeida Fidalgo até à intersecção da Rua Sacadura Cabral .
Temos aqui um troço residencial “histórico” , mas onde predomina o chamado, tráfego de serviços apoiados . Talvez , por ser uma via “considerada” de Eixo Secundário do Núcleo (ESN), cada vez mais se vão degradando as condições de mobilidade, com toda a falta de segurança daí inerente, tais as irregularidades ali ocorridas numa clara infracção ao Código da Estrada .
São óbvios os perigos que espreitam naquela via a qualquer peão que ali circule e não só . Para quem passa na Rua da Aldeia Velha , vê-se constantemente confrontado com os inúmeros veículos ali estacionados irregularmente , na esquerda da faixa de rodagem e SEMPRE sob os passeios, o que obriga os peões a circular em plena via . Temos aqui duas claras infracções , aos artigos 48.º e 49.º respectivamente, do Código da Estrada.
Esta é assim uma das vias onde seguramente os peões circulam com um risco elevado de acidente . Um caso bastante comum também é a utilização ou a falta desta, em duas zonas distintas para estacionamentos condicionados ; uma para cargas e ou descargas e uma outra para infantário .
Se a primeira destas está muitas das vezes , ocupada indevidamente , já no que diz respeito à segunda , a sua taxa de ocupação, para o fim para que foi solicitada , é baixa.
Quer dizer, os estacionamentos para a largada e ou tomada das crianças , fazem-se, regra geral , e muitas das vezes, sobre o passeio do lado esquerdo da faixa de rodagem , quando não em segunda fila em plena faixa de rodagem, ou até na Passagem para Peões ai perto .
Não podemos esquecer ainda de mais algumas particularidades desta via, como sendo a existência de dois estreitamentos de via que resultam numa circulação oblíqua , por estacionamentos irregulares e ainda o bloqueio do passeio , em dois troços , motivado por estacionamentos salientes , nos recortes .
Claro que num circuito com estas características o trânsito de veículos, regra geral tem de fazer-se de modo “serpenteado” com alguma morosidade de circulação. Se tivermos em linha de conta que naquele troço de via algumas extensões do passeio são algo “reduzidas” , quer pelas suas dimensões , quer por ocupações diversas, mas sempre abusiva dos mesmos, então temos , com todos os perigos dai inerentes, os peões a circular constantemente na faixa de rodagem , em plena partilha de espaço.
Acresce aqui ainda dizer que naquela via ,a circulação de peões, de cariz residencial é significativamente de idosos , o que aumenta consideravelmente o perigo se atentar-mos na mobilidade dos mesmos . É importante salientar ainda aqui, a continuidade e frequência até, com que se pratica ali a circulação de veículos pesados, inexplicavelmente , entre a intersecção da Travessa do Clube Desportivo do Montijo até à intersecção com a Rua Sacadura Cabral , quando tal não é permitido por imposição de sinalização especifica colocada no local para o efeito ( sinal de trânsito proibido com indicador de aplicação ) .
Não restam quaisquer dúvidas que naquela artéria existe uma anarquia rodoviária, na maioria das vezes conivente com alguns dos serviços implantados naquela via, que são sem sombra de dúvida, na sua grande maioria, os maiores responsáveis pela situação caótica a que ali se vem assistindo .
Resta apenas dizer ainda que a Passadeira para Peões colocada antes da intersecção com a Rua Sacadura Cabral é como se ali praticamente não existisse , porque simplesmente aquele espaço é ocupado quase que diariamente para estacionar .
E … para finalizar resta-me alertar ainda para a prática inédita com que se circula (recuando) em sentido proibido, em determinados troços , para ajustes de estacionamentos ou alinhamentos de intersecção
Se a entidade fiscalizadora não actuar (não confundir com autuar) , então tudo irá continuar … na mesma ou até pior, até quando ?
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