Montijo

Montijo dinamiza Semana Europeia da Mobilidade

O município do Montijo adere, uma vez mais, à Semana Europeia da Mobilidade, de 16 e 22 de setembro, com diversas atividades para participar e experimentar, este ano, sob o lema Caminha Connosco!.

Durante toda a semana, há iniciativas dirigidas à comunidade escolar, mas também abertas a toda a população, procurando evidenciar que caminhar e pedalar traz muitos benefícios à saúde, ao ambiente e até à carteira.

O Concurso “Onde Andas” pretende incentivar aos passeios pela cidade, e ao longo da Semana Europeia da Mobilidade, vão estar espalhados 20 símbolos, em locais públicos de interesse sustentável, que representam saúde, mobilidade, natureza, bem-estar, recursos naturais, transportes públicos, espaços verdes e de lazer, entre outros.

A ideia é realizar passeios pela cidade, descobrir estes símbolos, o seu significado e enviar as respostas à Casa do Ambiente (cambiente@mun-montijo.pt). Haverá prémios para os vencedores.

No dia 20 de setembro, o Bike To School vai promover o uso correto e seguro da bicicleta junto dos alunos das escolas do 2.º e 3.º ciclos e escolas secundárias. O ponto de concentração será o parque de estacionamento junto à ciclovia próxima da rotunda do Isidoro, às 8h00, com destino à EB D Pedro Varela e à Escola Secundária Jorge Peixinho, sendo o percurso feito essencialmente pela ciclovia. Outros percursos poderão ser articulados entre eventuais escolas que queiram participar e a Casa do Ambiente.

As escolas, nomeadamente do 1.º e 2.º ciclos, podem também participar no PediBus, que tem como objetivo promover a deslocação a pé nos percursos casa-escola. Este projeto já existe em muitas cidades e consiste em delinear-se um percurso que, diariamente, é utilizado pelos alunos acompanhados de adultos.

Na Praça da República, no dia 21 de setembro, entre as 10h00 e as 16h30 vão decorrer um conjunto de atividades para todos os gostos: pode vir experimentar veículos elétricos, saltar nos trampolins dynamicbungee, trazer o seu cão para uma Cãominhada e os mais pequenos têm ainda, à sua disposição, atelieres criativos.

Para o dia seguinte, 22 de setembro, no mesmo horário, mas junto ao Parque Municipal pode pedalar com diversão em triciclos, trazer os seus patins, bicicleta, skate, entre outros e participar nos diversos percursos dos Passeios sobre Rodas. A partir das 10h00, haverá também uma Caminhada pelo Património, com visita guiada aos principais pontos de interesse da cidade.

Também no dia 22 de setembro, entre as 9h00 e as 12h00, a Área Metropolitana de Lisboa promove a iniciativa Pedale Connosco, um passeio na margem sul com partida dos vários municípios Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal) até ao Parque da Vila – Quinta do Conde. Inscrições gratuitas, mas obrigatórias até 19 de setembro em www.aml.pt.

Mais informações e inscrições na Casa do Ambiente, através do 21 231 47 76 ou do email cambiente@mun-montijo.pt


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *