País

MONTIJO – Concluídas negociações entre Governo e ANA sobre novo aeroporto

O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, reuniu no dia 2 de Janeiro, e com o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, para abordar a construção do novo Aeroporto do Montijo.

Na reunião, segundo comunicado da autarquia, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas confirmou que as negociações entre o Governo e a ANA – Aeroportos foram concluídas, no que diz respeito ao contrato de concessão, que garante a localização do novo Aeroporto do Montijo, na Base Aérea n.º 6.

Segundo o comunicado, «estão, assim, contemplados investimentos num novo acesso à Ponte Vasco da Gama; na conclusão da Circular Externa do Montijo; na variante da Atalaia; na Avenida do Seixalinho, que incluirá ciclovia; e na valorização ecológica das salinas da Frente Ribeirinha da Cidade, tal como tinha sido reivindicado no caderno de encargos apresentado pela Câmara à ANA – Aeroportos».

Apesar disso, o presidente da Câmara Municipal terá alertado para a necessidade do reforço dos transportes públicos, quer fluviais quer rodoviários, tendo o ministro do Planeamento e das Infraestruturas afirmado que as negociações contemplam um corredor Bus na Ponte Vasco da Gama, o alargamento da plataforma fluvial do Seixalinho e do número de barcos na ligação Montijo-Lisboa.

Acordo assinado na terça-feira

O Estado e a ANA – Aeroportos de Portugal assinam na terça-feira um acordo sobre o modelo de financiamento da expansão aeroportuária da zona de Lisboa, no Montijo, segundo fonte da gestora de aeroportos.

A mesma fonte indicou à agência Lusa que a cerimónia decorrerá pelas 15h00, na base da Força Aérea no Montijo, com a presença do presidente executivo da Vinci Concessões, Nicolas Notebaert, e o presidente do Conselho de Administração e presidente executivo (‘chairman’ e CEO) do grupo Vinci, Xavier Huillard e o ministro Pedro Marques.

O acordo vinculativo entre a ANA – Aeroportos de Portugal e o Estado estava previsto para Outubro, segundo o calendário do memorando de entendimento, que indicava ainda o final de 2018 para a ANA entregar os elementos adicionais que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) requereu para o Estudo de Impacte Ambiental (EIA), o que ainda não terá ocorrido.

 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *