DestaqueDistrito de Setúbal

Moções de censura ao executivo CDU do PS e PSD chumbadas na Assembleia Municipal de Setúbal

As duas moções de censura que o PS e o PSD apresentaram na Assembleia Municipal de Setúbal que decorre esta noite, foram chumbadas.

Manuel Pisco (CDU), presidente da Mesa da Assembleia Municipal, frisou que “a votação da moção não é vinculativa do órgão, é meramente declarativa, mas não deixa de ser uma votação que faz expressar a adesão ou oposição ao seu teor”.

O PS foi o primeiro a apresentar a sua moção de censura, na qual pedia o apuramento de responsabilidades sobre o caso dos refugiados, e endereçava críticas à gestão CDU, solicitando a marcação de uma Assembleia Municipal extraordinária para a criação de uma Comissão de Fiscalização da Conduta da autarquia no acolhimento de refugiados ucranianos.

A discussão sobre o documento centrou-se sobretudo no facto de o PS ter recusado a audiência no Parlamento ao presidente da autarquia, André Martins, e com críticas do PSD sobre “a abrangência do documento, que fala de tudo em vez de se centrar no assunto que estamos a discutir”.

A moção de censura do PS foi rejeitada com 17 votos contra, incluindo o PSD, 13 a favor e 7 abstenções.

Os deputados municipais do PSD, Nuno Carvalho, da Iniciativa Liberal, Fábio Lança, e Mariana Crespo, do PAN, apresentaram declarações de voto.

Também a moção de censura do PSD, que pedia a demissão do presidente da Câmara de Setúbal, alegando que o autarca sabia das ligações ao Kremlin dos russos que receberam refugiados ucranianos, foi rejeitada com 18 votos contra, 8 a favor e 8 abstenções.

A votação teve também as declarações de voto do deputado Fábio Lança, da Iniciativa Liberal; de Paulo Lopes, do PS, alegando que “preferimos esperar por mais conclusões para tomar uma posição definitiva sobre o pedido de demissão do presidente”, e também de Nuno Carvalho, do PSD.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *