Atualidade

Meteorologia | Próxima semana enfrenta ‘depressão complexa’

A próxima semana irá trazer condições atmosféricas complexas

A próxima semana irá trazer condições atmosféricas de chuva e calor, devido «à aproximação de uma depressão complexa ao território continental, associada a um fluxo de sudoeste transportando uma massa de ar quente e com elevado conteúdo em vapor de água».

O aviso é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê a intensificação do vento no dia 6 de Junho e precipitação generalizada para dia 7 de Junho que poderá prolongar-se ao longo da semana.

Esta depressão irá chegar primeiro aos Açores, e avançará para a Madeira, para depois passar junto à costa continental portuguesa.
A probabilidade de fenómenos associados às fortes chuvas, como cheias ou outros incidentes, para a Madeira, levou o IPMA a emitir o alerta vermelho para as terras altas e sul do arquipélago.

No que respeita ao continente, a maior preocupação é para o interior do país, com possibilidade de chuvas intensas.

O IPMA não considera como incomuns este tipo de depressões e previsões de maior chuva nesta altura do ano, mas a preocupação ocorre devido à ‘persistência’ destas situações.

No seu perfil de Facebook, o IPMA explicou que «nesta semana, a anomalia da precipitação total vai manter-se acima do normal para todo o território», e ainda que «a temperatura média vai manter-se acima do normal, em especial no início da semana e nas regiões da metade oeste do território continental».

A temperatura máxima deverá variar entre os 19.ºC e os 34.°C ao longo da semana, estimando-se os valores mais elevados na região do vale do Tejo e no Alentejo.

m vítimas


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *