AtualidadePaís

Meteorologia | Portugal espera tempo atípico para este sábado

Que ‘o tempo’ anda estranho, ninguém duvida, ou pelo menos temos ouvido isso toda a vida, sempre que faz calor ou frio fora de tempo.

No entanto, os próximos dias, sobretudo sábado, podem vir a apresentar situações muito complicadas no que ao risco de incêndio diz respeito, sobretudo quando ainda temos bem presente as memórias dos incêndios em Pedrógão Grande e no Pinhal de Leiria, em 2017.

O alerta parte do site de meteorologia Luso Meteo, no qual é indicado que as temperaturas vão subir a partir desta quinta-feira «para valores que podem já chegar nas zonas mais quentes aos 36\37 graus, e na sexta-feira as temperaturas podem chegar facilmente aos 36-40 graus nos pontos mais quentes, do Vale do Tejo, Sado, Douro».

A esta situação junta-se o transporte de poeiras de África, com uma humidade diurna localmente entre 10 a 20% e vento fraco.

O Luso Meteo apresenta também uma «explicação sobre o estranho dia de sábado», indicando que será um dia «muito difícil de prever».

Depois de uma sexta-feira de muito calor, «que pode manter a temperatura de 26 a 30 graus à meia noite, em alguns locais, o ar quente vai persistir no sábado, no entanto aproxima-se uma bolsa de ar frio em altitude, precisamente no período que seria de maior calor – a tarde.

As poeiras africanas que estarão presentes de forma BRUTAL na Sexta começam a desaparecer, mas ao mesmo tempo o potencial para calor mais extremo também – ar ligeiramente mais fresco e mais vento, no entanto aqui entra em jogo os ‘horários’.»

Ou seja, segundo o site de meteorologia: «se a depressão atrasar um pouco mais, arrastar a poeira por volta do meio dia, e permitir aquecimento até às 16\17h então aí poderia dar recordes de temperatura (41\42.º) nos vales, senão ficamos por um episódio menos extremo de 38\39º, que ainda assim é muito quente.»

Como se o calor e as poeiras africanas não fossem suficientes, a previsão aponta também para trovoadas, tornadas possíveis «de tarde, em alguns locais, sobretudo no Minho. quando houver o choque de massas de ar, mas a humidade é pouca, pelo que podem ser secas, e por isso mais violentas».

O Noroeste de Portugal Continental pode ser a zona com maior anomalia: «calor extremo para a época no litoral Norte, mas é no Interior Norte e nos vales do Tejo, Sado e Interior do distrito de Coimbra que há mais potencial para se chegar perto, ou acima, de 40º.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *