País

METEOROLOGIA – Mau tempo em dia de S. Martinho

Os alertas de mau tempo já foram emitidos para este fim-de-semana, mas a situação pode vir a agravar-se no próximo domingo, e ao invés do habitual Verão de S. Martinho, a chuva e o vento persistentes fazem, novamente, a sua aparição.

O aviso foi lançado pelo Meteo Corroios que informa que «neste domingo, o estado do tempo vai agravar-se com uma situação a ser mostrada pelos modelos que pode ser potencialmente problemática. A situação está oficialmente confirmada, com comunicado e avisos lançados pelo IPMA e também pela Protecção Civil.

Trata-se de uma superfície frontal, de actividade moderada a forte, que durará bastantes horas a fazer a sua passagem pelo país, e terá deslocamento muito lento.

Trará consigo vento e chuva que será, por vezes muito persistente, podendo chover durante várias HORAS sem interrupção, por vezes de forma intensa.

O nosso destaque nem é para o vento (que será por vezes forte e ter rajadas até 75 km/h), mas sim para a quantidade de água que irá cair num determinado espaço de tempo. Os valores mostrados pelos modelos, se se confirmarem, irão causar com todas as certezas muitos problemas. Valores na ordem dos 70 litros de água por metro quadrado acumulados durante todo o evento e isto em menos de 12 horas. Isto, para a nossa zona – outras zonas poderão ter quantidades ainda maiores.

Prevê-se que chova, quase sem interrupção, entre as 8h00 da manhã e as 20h00 de domingo, dia 11. Durante este período é possível a ocorrência de inundações, lençóis de água e outros problemas, mesmo a nível de infiltrações de água em algumas estruturas.

Para este sábado a previsão é de chuva, fraca a moderada, com o vento moderado a forte com rajadas até 60 km/h, a marcar também presença, que irá começar a intensificar-se a partir de agora e assim se manterá até ao final da tarde deste dia.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *