País

METEOROLOGIA – ANPC lança aviso sobre aproximação do ciclone Leslie ao continente

A Autoridade Nacional de Proteção Civil lançou esta sexta-feira um alerta para a previsão de condições meteorológicas adversas, «embora as informações sobre a situação que irá condicionar o território continental português seja ainda muito incerta, nomeadamente quanto à trajetória da depressão Leslie, quanto aos efeitos de vento, precipitação e agitação marítima», lê-se no aviso.

O comunicado aponta para que «as condições dos estados do tempo e do mar se agravem a partir das 19h00 de sábado, 13-10-2018, atingindo-se o pico mais crítico entre as 00h00 e as 06h00 de domingo, para o vento, as 01h00 e as 16h00 de domingo para a precipitação, as 03h00 e as 12h00 de domingo, para a agitação marítima.

O território continental português será afetado muito provavelmente em toda a sua extensão geográfica, não sendo possível ainda indicar com precisão as áreas de maior impacto dos fenómenos meteorológicos.»

Por sua vez, o IPMA informa que às 15h00 TUC (16h00 da Madeira e Portugal continental) de dia 12 de Outubro, o centro do furacão LESLIE localizava-se a 1037 km a oeste (W) do Funchal e a 1759 km oeste-sudoeste (WSW) de Lisboa, com um mínimo de pressão de 971 hPa. O furacão LESLIE está a deslocar-se para este-nordeste (ENE) a 52 km/h.

«Por outro lado, o Leslie deve começar a afetar o território do Continente a partir das 19/22h locais de sábado, em particular em termos de vento, agitação marítima e precipitação, sendo as regiões do Centro e Sul e do litoral, aquelas que apresentam maior probabilidade de ser atingidas com mais significado» refere um comunicado desta entidade.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *