DestaqueSesimbra

Mergulhadores da Marinha inativam engenho de sinalização em Sesimbra

Marinha desactivou engenho de fumo na praia de Sesimbra

- publicidade -

Mergulhadores Sapadores da Marinha inativaram ao início da noite desta quarta-feira, um engenho fumígeno, em Sesimbra.

Cerca das 19h00, a equipa de prontidão de inativação de engenhos explosivos da Marinha, do Destacamento de Mergulhadores Sapadores N.º 1 (DMS1), foi ativada na sequência da deteção de um possível engenho encontrado na praia de Sesimbra.

O alarme chegou à Capitania do Porto de Setúbal, que isolou o engenho numa área segura, e solicitou o apoio do Destacamento de Mergulhadores Sapadores N.º 1, unidade de inativação de engenhos explosivos da Marinha.

Após a chegada ao local, a equipa do DMS1 realizou a identificação e neutralização, no local, um «Marine Marker» engenho fumígeno utilizado em ambiente marinho para sinalização de posições ou áreas de interesse.

Devido à confluência de diversas rotas marítimas e aéreas, este tipo de engenho é encontrado com alguma frequência na costa portuguesa e requer precauções no seu manuseamento, podendo ser extremamente perigoso, uma vez que na sua composição contém fósforo branco que, na presença de oxigénio, deflagra (inicia combustão a alta temperatura), podendo causar queimaduras graves se em contato com a pele.

Ainda que aparente um estado estável e seguro, este tipo de engenhos poderão encontrar-se acionados, totalmente funcionais contendo ainda parte da sua carga.

Aquando da sua deteção, estes engenhos não devem ser manuseados e/ou removidos, devendo informar-se de imediato as autoridades ou utilizar o número nacional de emergência 112.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui