AlmadaDestaque

Médicos da Urgência do Hospital Garcia de Orta assinam carta ‘pungente’ dirigida à administração

O Sindicato Independente dos Médicos divulgou há pouco um comunicado no qual se solidariza com os chefes de equipa, médicos especialistas e internos do serviço de urgência do Hospital Garcia de Orta.

Em causa está uma carta «de pungente alerta» que foi assinada por mais de sessenta profissionais de saúde da unidade hospitalar em Almada, «depois de vários momentos, nos últimos dias não estar a receber doentes no serviço de urgência» explica o comunicado.

«Os médicos do Hospital exigem condições para tratar dos seus doentes e têm apresentado minutas de escusa de responsabilidade.

O Ministério da Saúde e o Conselho de Administração não podem fingir que desconhecem o problema, hoje mesmo enviado para a tutela e responsáveis máximos do hospital, com a Denúncia das Condições do Serviço de Urgência.»

A carta é depois transcrita na íntegra:

«A situação que se vive no Serviço de Urgência nos últimos dias está a ultrapassar os limites do imaginável e a esgotar os profissionais de saúde a todos os níveis. Não temos obtido qualquer tipo de resposta dos nossos superiores, com os quais temos comunicado via email nos dias em que estamos de urgência através de descrições curtas e objectivas da situação, e através das escusas de responsabilidade. Sentimos falta de respeito, falta de plano, falta de gestão e liderança da hierarquia superior do HGO.

O que se vive hoje no Serviço de Urgência não é gerível de forma nenhuma. Se tentamos encontrar motivação na profissão que nos move todos os dias, há que reforçar que de momento não há motivação que consiga ao final de 8, 12, 16, 24h de trabalho assegurar condições de segurança, qualidade, nem sequer nos mínimos aceitáveis para cuidar das centenas de pessoas a nosso cargo.

A chefia de equipa atingiu limites indescritíveis, com a sensação global de incapacidade de gestão de tantas áreas de trabalho, de mais de 80 doentes internados na UiMC, de quase 30 doentes internados no ADR, de uma área de observação clínica sem espaço para dignidade, segurança, tratamento dos mínimos, higiene, controlo de infecção, e um infindável de erros constantes por falta de tempo, de capacidade, de espaço, de limpeza, de recursos humanos e materiais.

De salientar a franca incapacidade de administração terapêutica a tempo e horas aos doentes, que já era um problema significativo, mas agora se agravou de forma absurda e gravíssima ao ponto de chegarmos muitas das vezes já tarde demais ao tratamento seguro e eficaz de muitos doentes.

Se pudéssemos enumerar todos os problemas fundamentais (falhas na escala de outras especialidades, chegando à ausência completa de urgência de ginecologia e ortopedia numa urgência polivalente) alongar-nos-íamos demasiado nesta exposição, e na verdade consideramos que já o fizemos por vezes sem conta e houve mais que tempo e oportunidades de tentar pelo menos corrigir algumas situações.

Seja como for, o objectivo de momento é mesmo alertar para o facto de os limites terem sido todos atingidos e não repetir o discurso dos últimos anos.

O problema informático obviamente que agravou toda a situação, mas não pode ser uma desculpa para deixar que o caos se arraste no tempo e leve consigo os doentes – é urgente uma organização séria e eficiente.

Esta manifestação de urgência em actuar vem também da parte de todos os outros assistentes hospitalares e internos que cumprem horas no serviço de urgência, e por certo dos enfermeiros e auxiliares, e todos os outros profissionais que todos os dias lutam para conseguir chegar ao fim de um turno ilesos e com sensação de trabalho cumprido – dois aspectos simples e raros de momento. Os problemas prolongam-se no tempo, mais uma vez sem qualquer resposta, sem qualquer solução, e a lista repete-se anos após anos, pré-, intra- e pós-pandemia..!

É urgente uma resposta, um plano, e estamos no limite de tudo o que é razoável. A nossa capacidade para tolerar esta situação termina agora. Não queremos compactuar com esta situação, e como tal transferimos desde já a responsabilidade para o Conselho de Administração.»

Aviso colocado hoje no serviço de Urgência de Ginecologia/Obstetrícia do HGO


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *