EconomiaPaís

Mais de metade dos portugueses fica com menos de 20% de salário após pagar contas

Um estudo da Intrum indica que mais de metade (59%) dos portugueses fica com menos de 20% do rendimento após pagar as contas, na sequência da pandemia de covid-19.

Um estudo da Intrum indica que mais de metade (59%) dos portugueses fica com menos de 20% do rendimento após pagar as contas, na sequência da pandemia de covid-19.

Devido à pandemia covid-19, 59% dos portugueses inquiridos afirma ficar com menos de 20% do seu rendimento após pagar as suas contas”. Este é um valor “superior à média europeia, de 41%”, refere o estudo da Intrum “ECPR – European Consumer Payment Report 2020”, realizado em plena pandemia, entre agosto e outubro.

De acordo com o barómetro “bem-estar financeiro Intrum”, na categoria “capacidade de pagar as contas”, Portugal situa-se no 22.º lugar na lista de 24 países europeus, “posicionando-se assim entre os três últimos países da classificação“.

O relatório baseou-se num inquérito externo realizado simultaneamente em 24 países na Europa, num total de 24.198 consumidores. De acordo com o estudo, “os jovens adultos e os pais são os grupos etários que estão mais vulneráveis, encontrando-se sob grande pressão”.

Além disso, “cerca de um terço dos europeus afirma que o seu rendimento diminuiu como resultado da covid-19 e 25% admite que possa vir a diminuir em breve. Em Portugal, 49% dos homens dizem que o seu rendimento diminuiu na sequência da pandemia, um valor substancialmente superior à média europeia, que é de 36%“.

O diretor-geral da Intrum Portugal, Luís Salvaterra, refere que “a crise covid-19 terá um impacto duradouro na capacidade de os consumidores europeus gerirem as suas finanças domésticas e a convulsão económica de 2020 está a pesar fortemente na mente dos consumidores. Muitos estão preocupados com o aumento das contas e com a impossibilidade de cumprirem com as suas obrigações financeiras, o que afeta o seu bem-estar”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *