Atualidade

Lula da Silva já está em Portugal. Visita de cinco dias com (polémica) passagem pelo Parlamento no 25 de Abril

O presidente brasileiro Lula da Silva aterrou esta sexta-feira de manhã no Aeroporto Militar de Figo Maduro, em Lisboa, para dar início a uma visita oficial de cinco dias a Portugal. Da intensa agenda consta uma cimeira luso-brasileira – que deveria ser anual, mas que será a primeira em sete anos -, com assuntos da comunidade imigrante em debate, mas também um encontro relativo a um negócio aeronáutico no horizonte. Mas há muito mais.

Lula chegou com uma comitiva de “número expressivo”, com vários ministros, entre os quais da Cultura, Transportes, Saúde, Defesa, Ciência e Tecnologia, Igualdade Racial e Direitos Humanos e da Cidadania.

Por enquanto, o presidente do Brasil não tem agenda para hoje, pelo que o programa da visita até agora divulgado começa amanhã, sábado, com uma cerimónia de boas-vindas com honras militares na Praça do Império, em Lisboa, seguida de uma outra breve cerimónia no interior do Mosteiro dos Jerónimos, com deposição de coroa de flores no túmulo de Luís de Camões.

Depois, reúne-se com Marcelo Rebelo de Sousa no Palácio de Belém, seguindo-se um encontro ampliado de delegações e um almoço com o primeiro-ministro português António Costa.

À tarde, um dos pontos altos da agenda, a 13.ª cimeira luso-brasileira, no Centro Cultural de Belém. A meio da tarde serão assinados pelo menos 13 protocolos entre os dois países, nas áreas da educação, ciência, energia, saúde, cartas de condução, geologia, mineração, entre outros. O dia termina com um jantar de Estado oferecido pelo Presidente da República no Palácio da Ajuda.

No dia seguinte, domingo, a agenda de Lula da Silva está, para já, livre.

Segunda-feira, Lula e a sua comitiva seguem para Matosinhos para participar na abertura do Fórum de Negócios Portugal-Brasil, juntamente com o primeiro-ministro António Costa.

No meio de tantos compromissos, Lula da Silva vai ainda entregar o Prémio Camões 2019 ao cantor e escritor brasileiro Chico Buarque. A cerimónia está marcada para as 16h00 de 24 de Abril no Palácio Nacional de Queluz.

No dia 25 de Abril, o presidente brasileiro marca presença numa sessão de boas-vindas no Parlamento, onde fará um discurso – que tanto deu que falar -, antes da sessão solene comemorativa da Revolução dos Cravos, na qual já não estará presente, partindo depois para a capital espanhola.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *