AlcocheteAtualidadeMontijo

LNEC aponta Alcochete como solução ‘a longo prazo’ para novo Aeroporto

A Presidente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) afirnma que a entidade está disponível para coordenar estudo de Avaliação de Ambiental Estratégica (AAE) sobre a localização do novo aeroporto, apesar de não ter sido chamado a intervir nesse processo.

A Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) deverá arrancar em breve para a escolha da localização do novo aeroporto da Grande Lisboa.

Laura Caldeira assegura que o LNEC poder participar quer como coordenador do estudo que irá ser feito, quer apenas a acompanhar o processo.

Em declarações numa audição sobre o concurso para a AAE, na Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação na terça-feira, a presidente do LNEC frisou que a entidade quer «fazer parte da solução não do problema, estamos aqui para ajudar o país».

Em 2007 o LNEC realizou o estudo que apontou o Campo de Tiro de Alcochete como opção para a construção do aeroporto internacional de Lisboa, mas não participou na avaliação ambiental que apontava como opção a Base Aérea N.º 6 no Montijo.

Laura Caldeira defende que a solução de Alcochete «tem mais margem de manobra para uma futura expansão que o Montijo.

Com os estudos que temos, neste momento, Alcochete parece ser a solução [mais adequada] a longo prazo, e que permite uma futura expansão do aeroporto. No Montijo temos a limitação da expansão.»

Já em resposta aos deputados sobre a rapidez na construção do aeroporto no Montijo, a presidente do LNEC afirmou que «tudo depende dos objetivos. Se for avaliado apenas um critério num estudo de AAE, a rapidez não deve ser o único. Deverá fazer-se uma avaliação mais complexa, porque não pode estar apenas em cima da mesa a equação do tempo de construção.»

Em contrapartida aponta a hipótese, «que foi tida em conta, da construção faseada em Alcochete» embora admitindo que «essa solução é mais custosa do que fazer apenas de uma vez», e que optando por esta hipótese, «a Declaração de Impacte Ambiental (DIA) de Alcochete teria de ser atualizada, uma vez que a legislação mudou».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *