País

LITERATURA – Escritores recebem bolsas

Estão abertas as candidaturas para a atribuição de Bolsas de Criação Literária, num montante total de 135 mil euros.

Promovido pelo Ministério da Cultura, o programa pretende criar condições de trabalho mais favoráveis à criação literária. O número de bolsas a conceder em 2018 será de doze (seis anuais e seis semestrais), correspondendo a um valor mensal de 1250 Euros e a sua concessão será feita mediante realização de concurso, que este ano decorrerá entre 12 de setembro e 11 de outubro, conforme poderá ser consultado no site da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas

Em 2017, concorreram ao Programa de Bolsas de Criação Literária 499 projetos. O volume de candidaturas veio demonstrar a grande importância do apoio, o que motiva o Governo a retomar este Programa anual de atribuição de Bolsas, interrompido há quinze anos, ou seja, desde 2002.

As bolsas poderão ser atribuídas nas modalidades de Poesia, Ficção Narrativa, Dramaturgia, Banda Desenhada e obras para a Infância e Juventude. Para a atribuição da bolsa serão analisados critérios como o domínio da língua, a qualidade literária e estética do projeto, alguns trabalhos de natureza literária realizados e a adequação do projeto ao período da bolsa requerida.

As candidaturas, das quais deve constar detalhadamente o projeto de escrita ou de Banda Desenhada, serão analisadas e selecionadas por um júri nomeado pelo Ministro da Cultura, que operacionalizará a classificação segundo uma ponderação quantificada dos critérios estabelecidos no regulamento. O júri será constituído pelos seguintes membros: António Carlos Cortez, Isabel Minhós Martins, João Paulo Cotrim, José Riço Direitinho, Manuel Frias Martins e Vera San Payo de Lemos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *