AtualidadeDestaqueDistrito de LisboaDistritos

Lisboa acorda com estátua vandalizada e petição para derrubar o Padrão dos Descobrimentos

Quem passou esta manhã pelo Largo Trindade Coelho, em Lisboa, ficou indignado com o vandalismo a que a estátua do Padre António Vieira foi alvo. A base da estátua continha esta manhã a palavra “descolonização” escrita a vermelho.

Mas não foi só a estátua do Padre António Vieira que está a indignar muitos dos portugueses, também uma petição com 68 assinaturas está a correr na internet onde pede a demolição do Padrão dos Descobrimentos, vários comentários estão a ser feitos com algumas indignações e até palavrões contra os autores da petição.

Isto tudo acontece depois dos EUA e alguns países europeus terem assistido nos últimos dias ao derrube de várias estátuas de figuras associadas a colonizadores e esclavagistas, tudo isso depois da morte do afro-americano George Floyd ter gerado uma onde de protestos contra o racismo no mundo.

A estátua do Padre António Vieira foi instalada naquela largo em junho de 2017, um protocolo entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Santa Casa da Misericórdia deu lugar ao padre que até foi uma figura que defendeu os direitos dos povos indígenas combatendo naquela altura a sua exploração e escravização, também foi quem defendeu a abolição da escravatura e criticou severamente os sacerdotes da sua época bem como a Inquisição.

[themoneytizer id=”61056-20″]

 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *