Distrito de SetúbalDistritos

Limpeza do Sado vai ter apoio da National Geographic através das ‘Guardiãs do Mar’

O projeto português da bióloga marinha Raquel Gaspar ‘Guardiãs do Mar’ foi financiado com uma bolsa da National Geographic e visa contribuir para a conservação das pradarias marinhas no estuário do Sado.

A informação é prestada na página da National Geographic, e explica que Raquel Gaspar obteve recentemente uma bolsa da National Geographic para o projeto ‘Guardiãs do Mar: Pescadoras Líderes para a Conservação do Oceano’, que financiará a missão da bióloga marinha durante um ano.

O ‘Guardiãs do Mar’ dá resposta a um problema de sustentabilidade ambiental: a degradação das pradarias marinhas, no estuário do Sado, e capacita a comunidade piscatória feminina para recolher dados sobre este habitat e inspirar mudanças de comportamento.

Para consolidar os resultados do projeto, serão criados um plano de monitorização e um grupo de conservação. O projeto tem como membros da equipa investigadores do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve e a parceria da Reserva Natural do Estuário do Sado.

Raquel Gaspar considera que «o maior desafio deste projeto é comprometer as autoridades na implementação de ações de gestão local e de políticas que salvaguardam as pradarias marinhas» e acredita que ao construir «uma história em que as comunidades estão envolvidas, as entidades também vão querer ser atores».

As pradarias marinhas são um habitat em declínio e desconhecido pelo público em geral, e isso faz com que o seu desaparecimento não seja sentido ou os impactos negativos não sejam acautelados.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *