AtualidadeDestaquePaís

Liga dos Bombeiros Portugueses quer estagiários no incêndios sem seguro

Bombeiros estagiários podem vir a integrar o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) sem terminar a formação, que habitualmente dura 12 meses, e sem exame final.

Segundo fontes próximas dos bombeiros, são cerca de dois mil bombeiros de 3ª, categoria mais baixa, que podem vir a integrar as equipas de combate a incêndios. A proposta foi da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) e o despacho da Proteção Civil veio depois do presidente da liga, Jaime Marta Soares, ter apresentado a mesma à ANEPC.

Para o presidente da LBP, é uma proposta que considera “consciente e segura”, pois para já não existe data prevista para a conclusão do curso e o que poderia levar a “desistências”, sendo esta uma questão de emergência, assegura ainda que todos eles acabaram o curso de formação.

Mas as corporações e direções estão preocupadas com esta proposta, pois alertam para a falta de preparação dos cerca de dois mil estagiários no terreno o que pode colocá-los em risco, pois ainda existe um problema acrescido de não estarem abrangidos por seguros obrigatórios, mas apenas por seguros de formandos.

Marta Soares nega o risco e afirma que “não existem riscos acrescidos, é uma falsa questão”, adiantando que os estagiários tem tudo o que é necessário para ser bombeiro voluntário e só está à espera que passe este período para que façam os exames necessários.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *