AtualidadeDistrito de LeiriaDistritos

Leiria | Mosteiro da Batalha avança com limpeza de fachadas dos claustros de D. João I e D. Afonso V

O Mosteiro da Batalha, no distrito de Leiria, vai proceder à manutenção das fachadas interiores dos claustros de D. João I e D. Afonso V, num investimento orçamentado de 581 m€.

As intervenções começam em janeiro de 2022, e incluem o tratamento, a conservação e a limpeza do monumento.

Segundo o que apurou o Diário do Distrito, os trabalhos visam a consolidação de elementos pétreos das fachadas e decorações dos claustros, para evitar as infiltrações, e tratamento dos sais que deterioram com alguma facilidade o calcário.

O principal objetivo das ações sustentam na proliferação de líquenes e musgos que, principalmente nas decorações manuelinas das arcadas do Claustro Real mais expostas aos ventos e chuvas, está a ser bastante agressiva, exigindo esta operação urgente.

O Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, integra o Património Mundial da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura Mundial.

De acordo com informação do monumento, o templo resultou do cumprimento de uma promessa feita pelo rei D. João I, em agradecimento pela vitória na Batalha de Aljubarrota, travada em 14 de agosto de 1385, que lhe assegurou o trono e garantiu a independência de Portugal.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *