AtualidadeDistrito de LeiriaDistritos

Leiria | Identificado vírus na morte de gatos em Pombal

O recente aparecimento de alguns gatos mortos na cidade de Pombal, fez acionar a Polícia Segurança Pública (PSP) e o Serviço de Veterinária do Município de Pombal (SVMP).

Após exames de diagnóstico, a médica veterinária detetou uma patologia grave, desenvolvida por um Parvovírus, altamente contagiosa e caracterizada por uma elevada mortalidade.

A intervenção dos serviços surgiu na sequência de participação à PSP, na passada quinta-feira, 6 de janeiro, a solicitar a remoção dos gatos numa zona habitacional.

“Foram retirados dois cadáveres de felinos de telhados e um terceiro com o auxílio dos Bombeiros Voluntários de Pombal. Adicionalmente, foi retirado um outro felino, ainda com vida, prostrado com dificuldades respiratória e ataxia”, refere a autarquia do distrito de Leiria, em comunicado.

De modo a evitar a circulação do vírus, a equipa do SVMP alertou alguns moradores, detentores de gatos, para que os animais pudessem recolher às habitações.

O mesmo serviço salienta no documento que, na ocasião, foram deixadas jaulas no local, cedidas aos residentes, para recolha de outros animais, eventualmente, sem abrigo e sem dono.

Segundo a câmara municipal, desde o conhecimento da situação, o SVMP tem estado a colaborar com as autoridades na respetiva investigação, nomeadamente “no esclarecimento de quaisquer dúvidas que possam ser levantadas sobre o ocorrido”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *