AtualidadeDestaqueDistrito de LeiriaDistritos

Leiria | Detetado novo foco de gripe das aves em Óbidos

Um novo foco de gripe das aves detetado recentemente em Óbidos, no distrito de Leiria, levou as autoridades a ativar o plano de contingência e a executar as medidas de controlo.

No anúncio, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) sustenta que “foi confirmado um novo foco de gripe aviária de alta patogenicidade (GAAP) pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária, em exploração de perus, em Óbidos”.

Os proprietários das explorações foram indemnizados pelo abate dos animais.

Segundo a mesma fonte, os procedimentos estão a ser implementados através da inspeção do local e da “eliminação dos animais afetados”, tendo sido já realizadas ações de vigilância nas explorações pecuárias em zonas de proteção, no perímetro do foco de infeção.

Em comunicado, a DGAV garante que não existem indícios de que a gripe aviária seja transmitida para os humanos através do consumo de alimentos, como carne de aves de capoeira ou ovos.

“Na origem da doença estará a regular migração de aves selvagens na Europa, provenientes da Ásia e do leste da Rússia, que têm permitido a circulação viral e a sua transmissão a longas distâncias”, revelou.

O cumprimento das regras de biossegurança, higiene das instalações, observação diária e atenta, assim como as boas práticas de produção avícola, afastando os contactos entre aves domésticas e selvagens, são recomendações deste serviço central da administração direta do Estado, que conta com autonomia administrativa.

Recorda-se que no início de dezembro, já tinha sido detetado um foco de gripe das aves numa exploração caseira em Palmela, no distrito de Setúbal.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *