AtualidadeDistrito de LeiriaDistritos

Leiria | Alunos conhecem História de Portugal e de Óbidos explicada na primeira pessoa

Os alunos das turmas do 5º e do 6º ano do Complexo Escolar do Alvito aprenderam a História de Portugal e de Óbidos, através de uma peça de teatro tendo como base objetos museológicos da coleção Pinto Basto.

A atividade dinamizada pela associação Josefa D`Óbidos interpretou a personagem de Maria das Dores, uma das aguadeiras do exército de sua Majestade o príncipe D. João de Portugal, no Núcleo Museológico da Guerra Peninsular, nas Gaeiras.

Em comunicado enviado ao Diário do Distrito, o Município de Óbidos mostrou que a ação vivida “na primeira pessoa” explicou “como tudo aconteceu durante as invasões francesas e como era a vida das mulheres e crianças de então; vidas muito diferentes das nossas”.

Segundo a autarquia, esta é uma iniciativa do Pelouro da Cultura de Óbidos, que conta com a participação do Arquivo Histórico, do Museu Municipal, das Escolas de Óbidos e da associação Josefa D`Óbidos pela caracterização da personagem.

O Núcleo Museológico da Guerra Peninsular sediado no edifício do Espaço Ó, Gaeiras, encontra-se aberto ao público de segunda a sexta-feira.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *