AlmadaCultura

João Madeira e Maria Raposo foram os vencedores dos Prémios Literários de Almada

No dia 5 de outubro na sala Pablo Neruda do Fórum Municipal Romeu Correia, foram anunciados os vencedores do Prémio Literário da Cidade de Almada e Maria Rosa Colaço.

Ambos prémios servem para condecorar escritores do Concelho de Almada, uma iniciativa que começou em 1988, para o Prémio Literário da Cidade de Almada, e em 2006 para o Prémio Maria Rosa Colaço, que pretende “homenagear a escritora de literatura infantojuvenil”, tal como é afirmado pela CMA.

Os júris do Prémio Literário da Cidade de Almada, foram Maria João Lopo de Carvalho, escritora de romances e livros infantis esteve em representação da CMA, Manuel Frias Martins, representante da APCL (Associação Portuguesa de Críticos Literários) e José Manuel Mendes, em representação da APE (Associação Portuguesa de Escritores), tal como indica a CMA em comunicado ao Diário do Distrito. 

O vencedor do Prémio Literário da Cidade de Almada foi o autor João José Afonso Madeira, que utilizou o seu pseudónimo Argentum Quisquiliae para escrever a obra vencedora “Resíduos”, que se caracteriza como sendo do género romance.

O Prémio Literário Maria Rosa Colaço contou como júris Sara de Almeida Leite, professora universitária e escritora de livros infantis, Maria Rita Vieira Pimenta e, novamente, José Manuel Mendes, ambos os júris estiveram em representação da APE.

Os júris escolheram como vencedora, a Quarto Escuro, que se encontra do género de Literatura Juvenil, da autoria de Maria Inês Barata Raposo que utilizou o pseudónimo A. Caveira, tal como é indicado pela CMA.

Concluída então a 34ª edição do Prémio Literário da Cidade de Almada e 16ª edição do Prémio Literário Maria Rosa Colaço. Para o próximo ano, os géneros admitidos aos concursos, serão no caso do PLCA, a Poesia, e no caso da PLMRC, a literatura infantil.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *