AtualidadePaís

Já são 145 os brasileiros que a cada mês pedem ajuda para abandonar Portugal

São 145 os brasileiros que a cada mês pedem ajuda para sair de Portugal, escreve o jornal Expresso. A culpa é da crise económica que se vive no nosso país, com a inflação e a guerra na Ucrânia a condicionarem os preços e o quotidiano de quem saiu da terra-natal em busca de uma vida melhor.

Com o orçamento apertado, cada oscilação dos preços, da situação laboral ou habitacional, por muito pequena que seja, abala o equilíbrio financeiro destas pessoas, muitas delas já a viverem nas ruas, escreve aquele jornal, sublinhando que muitas delas não têm dinheiro para ficar, nem para voltar ao país de origem.

Por isso, “os pedidos de apoio ao regresso que têm chegado à OIM [Organização Internacional para as Migrações] são elevados, mas mais do que o número é o tipo de casos que me surpreende e preocupa. Nunca foi tão fim de linha. São de extrema vulnerabilidade, há quem esteja quase ou a viver na rua, há vítimas de tráfico, violência, todas com uma saúde mental frágil”, conta ao Expresso Vasco Malta, chefe de missão da OIM em Portugal.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *