Sesimbra

Já reparou na poesia em Sesimbra?

As paredes e muros do concelho de Sesimbra estão diferentes. Estão com poesia.

A marca desta mudança é do Movimento Acción Poética, que chegou ao concelho de Sesimbra.

Este movimento foi criado em 1996 pelo poeta mexicano Armando Alanis Pulido, em Monterrey, no México, sob o lema ‘Sin Poesia No Hay Ciutad’ e tem vindo a propagar-se por todo o mundo.

Atualmente está presente em 180 cidades mexicanas e em 36 outros países, tanto no continente americano como na Europa, onde está na Áustria, França. Suíça, Irlanda, Espanha, Itália e Portugal.

O seu principal objetivo é a difusão da literatura, em particular da poesia, e pretende promover a leitura e escrita de uma forma simples e acessível a toda a população.

As intervenções de arte urbana, fragmentos de poesias pintados em letras pretas num muro branco, são colocadas em pontos estratégicos das cidades ou vilas, onde circula um grande número de pessoas.

Este projeto teve o reconhecimento da secretaria da educaçãode Espanha, em 2014, recebendo o selo de boas práticas pela promoção da leitura. Existem alguns projetos em que a poesia é utilizada como instrumento de prevenção de comportamentos de risco recorrendo a esta como ferramenta de expressão e autodefesa nos contextos mais adversos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *