Distrito de Setúbal

IPS: “Universidades Politécnicas serão decisivas para dinamizar interior do País e atrair investimento”

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), marcou presença numa conferência promovida pelo Centro Internacional de Pós-Graduação Comendador Rui Nabeiro, na sexta-feira (10), onde foi discutida a possibilidade de “outorga de doutoramentos e a alteração da designação para Universidades Politécnicas são duas medidas consideradas urgentes e decisivas pelas instituições do Ensino Superior Politécnico”.

“Chegou-se a um alargado consenso sobre a urgência e a necessidade de os politécnicos poderem atribuir doutoramentos, num momento em que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior procede à reavaliação do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), estando em discussão no Parlamento uma iniciativa legislativa sobre esta matéria proposta por um grupo de cidadãos”, refere o comunicado enviado à imprensa pelo IPS.

A alteração da designação para Universidades Politécnicas foi também considerada determinante, nome que as entidades consideram ser mais atraente para os estudantes, assim como para a sustentabilidade das instituições. 

“Nas conclusões do evento, que ficaram a cargo de Jorge Conde, vice-presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), ficou clara a importância das instituições de Ensino Superior na atração de novos públicos para territórios tradicionalmente despovoados, sendo imperioso, para tal, que o País se encontre dotado de instituições fortes, com capacidade para atrair talento nacional e internacional”, sublinha.

“Um papel que, segundo os responsáveis do CCISP, pode naturalmente ser desempenhado pelo Ensino Superior Politécnico, assim lhe seja permitida a outorga do grau de Doutoramento e a alteração da denominação para Universidades Politécnicas. Estima-se que o reconhecimento internacional obtido de forma quase automática, por similitude com as nomenclaturas utilizadas por toda a Europa, seja um fator de reforço da capacidade de atrair investimento internacional”, acrescenta.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *